É um anime conta a história de Gon, Leorio, Kurapika e Killua, que se encontram quando iam fazer o exame para se tornar um Hunter (caçador, em português), um exame difícil com provas sobre-humanas com o objetivo de verificar se o examinado realmente é apto para se tornar um Hunter que é um caçador de perigos e mistérios, pago pelos governos para descobrir coisas novas, raras e perigosas, prender criminosos, realizar serviços sujos de forma eficiente, sendo que é totalmente da escolha dele o que fazer.
Um Hunter que caça criminosos é conhecido como Caçador de Black List Hunter ou um Hunter que trabalha por dinheiro sem distinção é um Hunter Mercenário. O autor deixa bem claro que apesar de um Hunter possuir um apoio quase mundial, não precisa ser obrigatoriamente bom ou mau sendo a principal vantagem de ser Hunter sua total liberdade de fazer o que quiser.
A história se passa em universo paralelo ou em um futuro pós-apocalíptico onde os continentes estão de forma aleatória no globo e muitas áreas ainda não foram exploradas (o alvo de alguns Hunters). O tempo é dividido em períodos (marcação de tempo comparável aos anos) e a história da série começa no período 287, quando Gon, Killua, Kurapika e Leorio fazem o exame para caçador.
Personagens:
Gon pretende se tornar um caçador e poder um dia encontrar seu pai, Gin Freaks,um caçador muito famoso que perdeu a guarda dele para sua tia quando ainda era criança. Gon viveu sua infância toda na Ilha da Baleia, um local selvagem onde aprendeu sobre sobrevivência e afinou seus instintos. Possui muita afinidade com animais e, apesar de ter apenas 12 anos, é muito forte. Na aprendizagem do nen, consegue o poder de intensificador. Segundo Hisoka, suas personalidades inocente, impulsiva e forte são as características de pessoas com esse poder.
Ele possui a mesma idade que Gon, mas já é um ex-assassino profissional. Sua familia é dedicada ao ramo do assassinato sendo os mais conceituados e famosos do mundo. Killua é considerado um promissor membro da família, mas acaba fugindo de casa e entrando no Exame Hunter em busca de diversão, conhecendo Gon e os outros. Cultiva uma profunda amizade com Gon, seu maior amigo. Com o nen, aprende a transformação, sendo que Gon e Killua tiveram o mesmo mestre na aprendizagem de nen, no coliseu do céu.
Ele é o último membro da tribo Kuruta, uma tribo que, quando seus membros estavam sobre o efeito de fortes emoções, ficavam com os olhos totalmente vermelhos. Quando eles morrem, seus olhos se tornam permanentemente vermelhos e possuem um alto valor no mercado negro. Quando Kurapika tinha 12 anos, todo os outros membro de seu clã são assassinados pelo Genei Ryodan, cujos integrantes arrancaram as pupilas escarlates para vender. Kurapika deseja se vingar por ser o único sobrevivente de sua tribo e recuperar a qualquer custo todos os olhos arrancados. Por isso deseja se tornar um Hunter e ter acesso a informações que somente um Hunter poder obter. Kurapika é inteligente e hábil. Na aprendizagem de nen, tem as habilidades de materialização.
Ele quer se tornar um Hunter para conseguir dinheiro para os estudos de medicina e se tornar um bom médico, ele tem esse sonho devido a um incidente que aconteceu a seu melhor amigo, que por ele não ter dinheiro, não pode cuidar de seu amigo, que acabou morrendo. É um personagem cômico, mas possui grande habilidade, embora não entrem em tantos confrontos como os outros protagonistas. Hunter X hunter
História
Vinte e dois anos depois da execução de Roger, o interesse em One Piece diminuiu exponencialmente. Muitos desistiram da ideia de obtê-lo por achar isso impossível e outros questionam a veracidade de sua existência. Entretanto, os piratas ainda representam uma grande ameaça para a vida dos cidadãos de diversas partes do globo e a Marinha se tornou o efetivo dispositivo de supressão ao fenômeno. Mas essa lacônica mudança não demove o espírito aventureiro dos Piratas do Chapéu de Palha, que começam a sua jornada através da Grande Linha, onde o fervor da Grande Era dos Piratas ainda é forte, em busca do tesouro de Roger. Embora os Chapéus de Palha freqüentemente encontrem-se em apuros com outros piratas, eles ainda estão sofrendo com a perseguição do Governo Mundial e da Marinha, e atualmente todos os membros tem cabeça a prêmio!
É visto em One Piece, várias figuras de linguagens, estruturas literárias e características de romances, como heroísmo do protagonista e uma capacidade maior que o comum.
O tesouro One Piece
É o Tesouro de Gol D. Roger ou Gold Roger, considerado o Rei dos Piratas. Está enterrado na Ilha de Laftel, a última ilha da Grande Linha, que foi alcançada somente por ele e sua tripulação. Suas últimas palavras antes de sua execução pública foram "Minhas Riquezas e Tesouros? Se vocês quiserem eu os deixo pegar. Procurem por ele, eu deixei tudo naquele lugar". Com essas últimas palavras começou a era dos piratas e todos os piratas foram para a Grande Linha atrás do maior tesouro do mundo que foi chamado de One Piece. É dito que quem encontrar este tesouro será o novo Rei dos Piratas. No final da guerra em Marineford, o pirata Edward Newgate (Barba Branca) confirma que o tesouro One Piece é real.
Monkey D. Ruffy, O Chapéu de Palha: Capitão dos Piratas do Chapéu de Palha, quer se tornar o Rei dos Piratas e reencontrar seu amigo Shanks, tem uma paixão platônica por carne. Comeu a Gomu Gomu no Mi, fruta do diabo que tornou seu corpo em borracha e é extremamente criativo quando se trata de inventar novos golpes. Luffy também criou os "Gears", nos quais usa as propriedades de sua Akuma no Mi para ampliar seu poder de ataque. Luffy também tem uma grande sorte. Após 2 anos de treino com Silvers Rayleigh também se tornou capaz de controlar os três tipos de Haki. Luffy é otimista e nunca leva nada a sério (O personagem central das comédias), porém é confiante e determinado, por ser o Capitão e o membro mais forte da tripulação sua recompensa é a mais alta.
Roronoa Zoro, O Caçador de Piratas: Imediato/Espadachim, quer se tornar o melhor espadachim do mundo, antes de entrar para a tripulação do Chapéu de Palha caçava piratas apenas para viver com o dinheiro de suas recompensas. Conhecido por sua técnica de 3 espadas (Santoryuu). Apesar de seu estilo ser baseado em três espadas, ele pode lutar usando duas, uma ou nenhuma espada. Também foi demonstrado que aparentemente pode usar nove espadas triplicando o número de braços e rostos que ele tem, mas não se sabe qual é a natureza desta habilidade. Possui um senso de direção horrível podendo se perder e lugares pequenos, como foi revelado em Water 7,que ele se perdeu em dois quarteirões, sempre dorme em serviço, considerado um dos personagens mais fortes da história possui a 2ª maior recompensa da tripulação.
Nami, A gata ladra: Navegadora, ladra "especializada em piratas" que quer desenhar o mapa-múndi. Viciada em Tesouros. Sua arma é o Clima Tact, um bastão capaz de mudar o clima (criada por Usopp e melhorada por ele mesmo depois da saga de Skypiea), principalmente criando trovões. Trabalhava para Arlong em troca da liberdade de sua "terra natal", Vila Kokoyashi.
Usopp ou Sogeking O Rei dos Atiradores: Atirador, quer se tornar um valente guerreiro do mar. Típico mentiroso. Usa um estilingue e costuma fazer sua própria munição, como bolas de pimenta, bolas de ferro(utilizadas num jogo japonês chamado Pachinko), ovo podre e etc. Ele também usa marretas(uma pequeninha que pelo menos é real e duas gigantescas porém que são completamente falsas) e após Skypea começa a usar Dials(conchas que guardam e depois liberam diversas coisas, desde impactos até luz). Ele também usa diversos equipamentos como uma lousa para raspar as unhas e criar um som ensurdecedor. Depois de muitas aventuras, Usopp arranja uma briga com Luffy por causa do antigo navio Going Merry e acaba deixando o bando. Se torna Sogeking (Rei dos Atiradores e alter ego de Usopp) por não poder mais participar do bando como um membro, então se disfarça, até pedir desculpas a tripulação do Chapéu de Palha e regressar ao bando(apenas no final da saga CP9). Como Sogeking ele usa uma máscara, uma capa, e um estilingue maior, que acaba usando para sempre, chamado Kabuto (Obs.: após criar Sogeking ele desenvolve uma segunda personalidade mostrada no arco de Thriller Back).
Sanji O Perna Negra: Cozinheiro, quer achar o mar lendário "All Blue", diz a lenda o mar que tem todos os peixes. Muito mulherengo e muito bom em chutes,já que como cozinheiro,não deve danificar suas mãos em batalha, apesar de ter usado facas em sua batalha contra Wanze. Demonstrou em Enies Lobby que pode aquecer sua perna usando fricção do ar. Chama essa técnica de "Diable Jambe". Vive fumando cigarros principalmente em suas lutas(Obs.: Na versão americana eles trocam os cigarros por pirulitos mudando muito o formato de Sanji). Tem diversas discussões com Zoro que sempre acaba apartada pela Nami, sua força pode ser comparada com a de Zoro e possui a 4ª maior recompensa da Tripulação .
Tony Tony Chopper O Amante de Algodão Doce: Médico. Rena do nariz azul. Comeu a Hito Hito no Mi. Criou a Rumble Ball que aumenta as fases de suas transformações (de 3 para 9, contando a forma de monstro que demonstrou durante Enies Lobby e a Kung Fu point, que desenvolveu durante os dois anos de treinamento). Quer encontrar a cura para todas as doenças do mundo. Ingênuo, acredita em tudo que Usopp fala.
Nico Robin A Filha do Demônio: Arqueóloga, comeu a fruta Hana Hana no Mi, que a permite "brotar" qualquer parte de seu corpo em alguma superfície (Normalmente as mãos). Quer descobrir a verdadeira história do Século Perdido (Rio Poneglyph). Na maior parte do tempo livre fica lendo livros. Possui a 3ª maior recompensa da tripulação
Franky, O Ciborgue: Engenheiro da tripulação tem o corpo modificado por partes mecânicas (menos suas costas, ele fala que não é um robô completo porque não conseguiu alcançar suas costas), ele usa garrafas de cola como combustível,(uma curiosidade é que quando trocam seu combustível de cola para chá quente,ele muda muito sua personalidade) sonha em criar um barco dos sonhos para conseguir atravessar o mundo e chegar a Laftel (A última ilha da Grande Linha). É o construtor da segunda embarcação da tripulação do Chapéu de Palha, o Thousand Sunny.
Brook, Rei do Soul : Músico da tripulação, morreu mas retornou dos mortos graças a sua Akuma no Mi (Yomi Yomi no Mi). É um esqueleto porque demorou em encontrar seu corpo enquanto vagava pelos mares na forma de alma, e quando o encontrou, já não estava mais inteiro'. É um ótimo espadachim e sua arma é uma espada que fica na forma de bengala quando não está em uso, ele possuiu um ataque chamado Hanauta Sanchou Yahazu Giri que consiste em golpes em alta velocidade que aparente que ele só desembanhou as espada e quando ele guarda ela novamente o inimigo é derrotado. Brook também usa seu violino para lutar( usou uma vez para adormecer seus inimigos com o Nemuriuta). É um pervertido com as mulheres tem a mania de dizer "Poderia me deixar ver sua calcinha?"